1
- Núcleo de Educação a Distância - Nead / Uniminas
Os estágios
realizados durante a graduação permitiram presenciar a teoria
estudada em sala de aula. O conhecimento e a aprendizagem foram
reforçados através do processo de interpretação da realidade que o
estágio possibilita. O local onde tal processo ocorreu foi o Ne@d -
Núcleo de Educação a Distância da Uniminas. Espaço que possibilitou
identificar todas as teorias estudadas ao longo do curso de
Pedagogia por meio de todas atividades desempenhadas pelo núcleo,
principalmente conhecimentos voltados à EaD. Planejamento, didática,
processo de ensino-aprendizagem, estruturação de material, recursos
audiovisuais voltados para a aprendizagem, etc.; esses e muitos
outros aspectos foram observados ao longo dos dois primeiros
semestres de observação. É válido ressaltar também que o espaço
possibilitou conciliar observação e prática, algo que me
proporcionou conhecimentos, habilidades e competências
significativos a uma gestora da educação.
Já no último
semestre da graduação, o mesmo local foi escolhido em função de uma
enorme identificação e interesse entre a estagiária e as atividades
desempenhadas pelo núcleo. Sendo assim, propôs-se um curso on-line
cujo tema foi “Gestão em EaD” com a finalidade de trabalhar
conteúdos voltados para a adaptação e o acompanhamento de cursos a
distância. Foram levantadas informações referentes ao núcleo bem
como o aprofundamento de conteúdos referentes à Educação a Distância
e aspectos necessários para trabalhar com essa modalidade. A
adaptação da proposta permitiu conciliar conhecimento teórico e
prático possibilitando a vivência de um curso a distância enquanto
coordenadora e tutora do mesmo. Os resultados da experiência
demonstram a importância de praticar aquilo que até um determinado
momento era apenas conhecimento teórico. Em anexo estão algumas
amostras do que foi desenvolvido e aplicado no decorrer do curso
ministrado como certificados, participações dos alunos, agendas,
etc.
2 - Escola Municipal Profa. Cecy
Cardoso Porfírio
É evidente que
uma instituição escolar deve utilizar todo e qualquer recurso a
favor da formação para a vida, uma formação que para ser efetiva
precisa ter qualidade, ser atrativa, envolvente e contextualizada à
realidade e aos interesses do aprendiz. Esse estágio reforçou tal
concepção, além de ter proporcionado experiências que deram respaldo
e fundamentação para discutir aspectos importantes para um trabalho
docente significativo e progressivo. Em função dessa realidade,
durante o estágio de intervenção da Complementação Pedagógica em
Licenciatura, propôs-se um projeto de apoio e orientação em
informática na educação no laboratório de informática da referida
instituição com o objetivo de instruir a profissional do laboratório
quanto à elaboração de atividades tecnológicas que tenham objetivos
educativos e pedagógicos e que possam ser utilizadas pelos
professores/as da escola.
Além de
contribuir com a utilização efetiva e significativa do laboratório
de informática da escola a fim de somar com o processo de ensino
aprendizagem e com a promoção da inclusão digital dos alunos e
funcionários da escola, o estágio também proporcionou o
aprofundamento de saberes em relação ao uso das Tecnologias de
Informação e Comunicação – TICs – em ambiente escolar, bem como o
conhecimento da história da escola no que diz respeito às
informações administrativas, acadêmicas e pedagógicas. Os resultados
da experiência demonstram a importância de conciliar teoria e
prática para que a informação se transforme em conhecimento e este,
seja então, incorporado e utilizado no dia-a-dia.
Essa foi uma
valiosa oportunidade que agregou apenas fatores positivos à formação
profissional e pessoal da estagiária para o seu papel enquanto uma
pedagoga capacitada a explorar a intelectualidade e a
operacionalidade a favor da educação. Palavras-chave como
tecnologia, educação e gestão foram lembradas e aplicadas a todo o
momento nesse estágio. Partindo desse pressuposto, é possível
afirmar que todo o conteúdo trabalhado ao longo do curso de
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional foram de suma importância
para o bom cumprimento dessa significativa missão.
|