Estágios realizados ao longo do curso de Pedagogia

 
 
 

1 - Núcleo de Educação a Distância - Nead / Uniminas

Os estágios realizados durante a graduação permitiram presenciar a teoria estudada em sala de aula. O conhecimento e a aprendizagem foram reforçados através do processo de interpretação da realidade que o estágio possibilita. O local onde tal processo ocorreu foi o Ne@d - Núcleo de Educação a Distância da Uniminas. Espaço que possibilitou identificar todas as teorias estudadas ao longo do curso de Pedagogia por meio de todas atividades desempenhadas pelo núcleo, principalmente conhecimentos voltados à EaD. Planejamento, didática, processo de ensino-aprendizagem, estruturação de material, recursos audiovisuais voltados para a aprendizagem, etc.; esses e muitos outros aspectos foram observados ao longo dos dois primeiros semestres de observação. É válido ressaltar também que o espaço possibilitou conciliar observação e prática, algo que me proporcionou conhecimentos, habilidades e competências significativos a uma gestora da educação.

Já no último semestre da graduação, o mesmo local foi escolhido em função de uma enorme identificação e interesse entre a estagiária e as atividades desempenhadas pelo núcleo. Sendo assim, propôs-se um curso on-line cujo tema foi “Gestão em EaD” com a finalidade de trabalhar conteúdos voltados para a adaptação e o acompanhamento de cursos a distância. Foram levantadas informações referentes ao núcleo bem como o aprofundamento de conteúdos referentes à Educação a Distância e aspectos necessários para trabalhar com essa modalidade. A adaptação da proposta permitiu conciliar conhecimento teórico e prático possibilitando a vivência de um curso a distância enquanto coordenadora e tutora do mesmo. Os resultados da experiência demonstram a importância de praticar aquilo que até um determinado momento era apenas conhecimento teórico. Em anexo estão algumas amostras do que foi desenvolvido e aplicado no decorrer do curso ministrado como certificados, participações dos alunos, agendas, etc.

2 - Escola Municipal Profa. Cecy Cardoso Porfírio

É evidente que uma instituição escolar deve utilizar todo e qualquer recurso a favor da formação para a vida, uma formação que para ser efetiva precisa ter qualidade, ser atrativa, envolvente e contextualizada à realidade e aos interesses do aprendiz. Esse estágio reforçou tal concepção, além de ter proporcionado experiências que deram respaldo e fundamentação para discutir aspectos importantes para um trabalho docente significativo e progressivo. Em função dessa realidade, durante o estágio de intervenção da Complementação Pedagógica em Licenciatura, propôs-se um projeto de apoio e orientação em informática na educação no laboratório de informática da referida instituição com o objetivo de instruir a profissional do laboratório quanto à elaboração de atividades tecnológicas que tenham objetivos educativos e pedagógicos e que possam ser utilizadas pelos professores/as da escola.

Além de contribuir com a utilização efetiva e significativa do laboratório de informática da escola a fim de somar com o processo de ensino aprendizagem e com a promoção da inclusão digital dos alunos e funcionários da escola, o estágio também proporcionou o aprofundamento de saberes em relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – em ambiente escolar, bem como o conhecimento da história da escola no que diz respeito às informações administrativas, acadêmicas e pedagógicas. Os resultados da experiência demonstram a importância de conciliar teoria e prática para que a informação se transforme em conhecimento e este, seja então, incorporado e utilizado no dia-a-dia.

Essa foi uma valiosa oportunidade que agregou apenas fatores positivos à formação profissional e pessoal da estagiária para o seu papel enquanto uma pedagoga capacitada a explorar a intelectualidade e a operacionalidade a favor da educação. Palavras-chave como tecnologia, educação e gestão foram lembradas e aplicadas a todo o momento nesse estágio. Partindo desse pressuposto, é possível afirmar que todo o conteúdo trabalhado ao longo do curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional foram de suma importância para o bom cumprimento dessa significativa missão.

 


Ketiuce F. Silva - Pedagoga "metida" a Webdesigner
ketiuce@yahoo.com.br - Uberlândia (MG)
tecnologiaeducacionalemfoco.blogspot.com