Parte I - Produções Orientadas
______________________________________________________________ |
|
1 - Conceito de Webfólio
2 - Avaliação por Webfólio
Avaliação não
significa punição, mas sim crescimento mútuo
Avaliar significa
analisar os resultados obtidos com o que foi aprendido na busca
de identificar o que precisa ser revisto e o que ficou de
importante do conteúdo trabalhado. O processo recíproco de
ensino-aprendizagem entre professor e aprendiz possibilita
crescimento profissional e pessoal para ambas as partes. A
avaliação, se bem realizada, permite que haja a intervenção e o
diagnóstico dos potenciais e carências do indivíduo a fim de
ampliar conhecimentos através da seleção criteriosa e sistêmica
do conteúdo a ser estudado.
Prova concreta da
existência de uma avaliação progressista e necessária é a
utilização do Webfólio como meio que proporciona, além do
feedback entre professor e aluno, a auto-avaliação do aprendiz
ao rever o que obtido e construído com sua aprendizagem; pois
permite o registro de todo histórico das atividades e situações
vivenciadas pelo indivíduo. Através desse recurso, aprendizes e
educador se relacionam continuamente, pois além de promover uma
comunicação mais rápida e dinâmica, gera um processo de
ensino-aprendizagem mais eficiente.
Diante de tal situação,
pode-se concluir que a utilização do Webfólio como instrumento
de aprendizagem busca fazer com que o indivíduo estabeleça seus
objetivos através da autocrítica de seus conceitos e atitudes
diante do que foi aprendido; identificar suas motivações,
avanços e carências para trabalhar melhor seu crescimento
pessoal e profissional; construção de conhecimento através do
compartilhamento e da troca de saberes através da diversidade.
Portanto, possibilita uma concepção construtiva em relação ao
mundo levando a entender que é possível aprender todo momento,
pois nenhum conhecimento é pronto e acabado, sempre há uma
possibilidade de rever e compartilhar o que se sabe na busca de
aprimorar e melhorar o que se sabe. Baseando-se nesta concepção,
você internauta poderá ampliar seus conhecimentos diante da
proposta do EaD e seu método avaliativo navegando em meu
endereço. Vá em frente, aprimore o que você
sabe e multiplique seus conhecimentos para que os mesmos sejam
fonte de progresso e crescimento pessoal.
3 - Saberes da Experiência
EaD: Um mundo em
processo de descoberta!!!
A EaD é para mim, uma
modalidade de ensino-aprendizagem a qual ainda desconheço
algumas informações. Creio que isso se dê pelo fato de ausência
de prática, ou seja, o uso do recurso. Disponho em maior parte
de conhecimento teórico, o que desperta algumas dúvidas e
receios em relação aos resultados proporcionados pelo uso da EaD.
Reconheço que há uma ignorância de minha parte diante de tal
proposta, mas me disponho a desfrutar de todos os meios que me
possibilitem uma visão mais abrangente e esclarecida em relação
à mesma.
Minha visão em relação
aos benefícios da EaD sofre bloqueio no momento em que me pego a
pensar no contato pessoal que, nos dias de hoje, tem se visto
cada vez mais necessário. A EaD, a princípio, é uma proposta que
trabalha com uma maior ausência deste contato. É impossível
reconhecer que no meio escolar esta proposta irá ampliar ainda
mais o contato com o mundo que nos cerca e, acima de tudo,
contribuir com a inclusão digital. O único lamento é o fato de
que o recurso ainda não dispõe de um acesso em massa que chegue
a todas as classes sociais. Mas, olhando no âmbito
organizacional, é cada vez maior a queixa da ausência de contato
dos funcionários com as áreas da alta gerência, treinamento e
desenvolvimento, dentre outras. Pode-se entender então que a
adaptação da EaD nas empresas pode proporcionar a contribuição
para com tal carência.
Por meio de todas as
informações já levantadas, me disponho a buscar novas
informações e experiências diante do processo e dos resultados
da EaD. Estou em busca de um olhar mais amplo diante da proposta
com a expectativa de que novas descobertas possam surgir, novas
opiniões e visões possam ser construídas, e com isso a EaD possa
ser vista como recurso necessário que possibilite contribuir com
a construção de uma prática educativa eficaz e realmente
necessária. A realidade acadêmica e educativa que envolve a
sociedade atual tem se tornado cada vez mais evoluída em termos
de recursos tecnológicos e acesso à informação. Uma das provas
dessa afirmação é a utilização cada vez mais freqüente dos
recursos de EaD como um facilitador de tal evolução.
Paralelo a esse fato é
preciso exercer uma criticidade diante de tal recurso a fim de
identificar quais propostas educativas estão sendo trabalhadas
neste meio e, acima de tudo, planejar e propor novos métodos,
conteúdos e ferramentas que possibilitem progresso e uma maior
aceitação diante da utilização do EaD.É preciso trabalhar os
pontos-chave do EaD na busca de possibilitar melhor visão de
mundo, além de melhor atuação indivíduo enquanto pessoa e
profissional no contexto em que atua. O conhecimento adquirido
nesta modalidade deve ser bem aproveitado e utilizado para a
construção de profissionais que disponham de uma atuação cada
vez mais ativa, construtiva e educadora. A problematização então
é lançada com as seguintes questões:
-
Como elaborar projetos e cursos
de EaD considerando o planejamento de seus processos,
suas particularidades e o uso de ferramentas
tecnológicas e pedagógicas?
-
Como utilizar o conhecimento
adquirido na EaD no cotidiano e no exercício da
profissão do pedagogo gestor?
4 - Fontes da Pesquisa sobre EaD
www.serprofessoruniversitario.pro.br
O site é uma interessante fonte de pesquisa para os professores
universitários ampliarem seus conhecimentos e habilidades
referentes à Pedagogia e à Didática. É de autoria do Professor
de Didática do Ensino Superior (disciplina obrigatória de
Mestrado e Doutoramento em Admin. (FEA/USP) Gilberto Teixeira. O
site tem um vasto histórico de textos postados, que abordaram
assuntos de significativa importância no contexto educacional
como avaliação, métodos e modalidades de ensino, qualidade e
planejamento de ensino, construtivismo, aprendizagem, etc. Seu
menu é de fácil orientação, permitindo entendimento e navegação
clara e explicativa. É um espaço muito rico em informações com
temas de relevância para a educação. Uma recomendável fonte de
informações que merecem ser utilizadas por profissionais que
buscam conciliar sua profissão a uma conduta educativa e
construtiva.
www.fpce.ul.pt/pessoa
O site cujo objetivo principal é ensinar e aprender com
tecnologias. O portal conta com mais de 3 mil membros
registrados, sobretudo portugueses, do norte ao sul de Portugal,
dos Açores e Madeira, mas também alguns brasileiros, angolanos,
moçambicanos, cabo-verdianos... Os membros desta comunidade são,
em sua maioria, professores e outros profissionais ligados à
formação, mas também alunos de ensino superior e outras pessoas
interessadas na problemática. Traz em seu histórico, várias
informações referentes a seminários, workshops, conferências e
demais eventos voltados para a utilização das TICs no contexto
educacional. Pelo seu menu é possível ter acesso à memória do
site, livros que abordem o tema em questão, destaques do
contexto tecnológico educacional, possibilidade de se tornar
membro do portal, etc. É um site que agrega e permite a
ampliação dos conhecimentos referente às TICs e ao AVA.
5 - Contextualização da EaD
6 - Oferta de Formação a Distância
Pedagogia: Habilitação em
Gestão e Tecnologia Educacional
Profissionais que buscam
formação em Pedagogia para atuarem em empresas de serviços,
instituições de educação formal ou informal como consultores,
assessores ou gestores de projetos educacionais.
40 Vagas.
Três anos.
2916 horas.
Prova escrita das
disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química,
Biologia, História, Geografia, Literatura, Conhecimentos Gerais
e Redação.
O processo de
desenvolvimento atual, as mudanças tecnológicas e a abertura das
fronteiras através do processo de comunicação e informação exige
uma nova postura no sentido de profissionais desenvolvedores de
novos métodos educativos e de interação. A linguagem
contemporânea baseada nas tecnologias digitais, utiliza-se de
terminologias como interatividade, multimídia, ambientes
virtuais de aprendizagem, conectividade, redes de colaboração,
tele-trabalho; entre outras. Para que os profissionais de
educação sejam capazes de interagir com os conceitos que emergem
dessas novas tecnologias – compreendendo-os em seus fundamentos
e articulando-os à prática educativa – a UNIMINAS traz o Curso
de Pedagogia com enfoque em Gestão e Tecnologia Educacional.
Formar um profissional
capaz de:
- Utilizar os recursos
tecnológicos atuais inerentes ao processo educativo;
- Atuar com ferramentas
multimídias e com a didática dos meios tecnológicos e de
informação;
- Desenvolver projetos de
desenvolvimento e treinamento que permitam aos participantes
desenvolverem seu potencial de forma rápida, garantindo a
qualidade das instituições e organizações produtivas;
- Atuar nos projetos de
assessoria pedagógica nas escolas e secretarias de educação,
orientando os professores no desenvolvimento das aulas e dos
conteúdos adequados ao processo de ensino a distância;
- Prestar assessoria e
consultoria nas áreas de treinamento e desenvolvimento de
recursos humanos nas escolas, secretarias, de educação e outros
organismos, buscando a melhoria da qualidade e eficácia das
mesmas;
- Ser um agente provedor de mudanças no processo educativo,
buscando adequar as condições para a implantação dos modernos
métodos de qualidade dos serviços e melhoria continua dos
processos.
A Instituição pretende um
profissional com o perfil geral de “profissionais dotados de
competências e habilidades, que viabilizem aos agentes
econômicos o pleno cumprimento de sua responsabilidade de
prestar contas da gestão perante a sociedade, e com o perfil
específico de “profissional que exerce com ética e proficiência
as atribuições que lhes são prescritas através de legislação
específica”.
Para garantir sua missão, a UNIMINAS pretende organizar a
educação que desenvolve em torno de quatro aprendizagens
fundamentais, recomendadas pelo “Relatório para a UNESCO da
Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI".
“Aprender a conhecer” — caracterizado pela busca do domínio dos
instrumentos do conhecimento com a finalidade precípua de
descobrir, compreender, fazer ciência;
“Aprender a fazer” — entendendo-se que, embora indissociável do
“aprender a conhecer”, o “aprender a fazer” refere-se
diretamente à formação profissional, na medida que se trata de
orientar o acadêmico a pôr em prática os seus conhecimentos,
adaptando a educação à configuração do trabalho na sociedade
atual;
“Aprender a viver juntos” —constituindo-se num grande desafio
para a educação pela convivência sobretudo para a busca coletiva
de soluções para os problemas contemporâneos;
“Aprender a ser” — integrando as três aprendizagens anteriores e
caracterizando-se pela elaboração de pensamentos autônomos e
críticos que contribuam na formulação própria de juízos de
valor, formando assim um cidadão e profissional decidido e
preparado para agir nas diferentes circunstâncias da vida.
Por fim, cabe destacar que o Curso de Pedagogia da UNIMINAS
pretende um profissional capaz de manusear seus conhecimentos
com senso ético de responsabilidade social, ciente de que sua
intervenção é fundamental na construção de uma sociedade livre,
justa e solidária (art. 3º, inc. I, Constituição Federal), e no
resgate da dignidade da pessoa humana (art. 1°, III, CF).
DISCIPLINA
|
CARGA
HORÁRIA |
SEMANAL
|
SEMESTRAL
|
1o. PERÍODO
|
Introdução à
Sociologia |
04 |
72 |
Introdução às
Tecnologias de Informação e Comunicação |
04 |
72 |
Língua Portuguesa 1
|
02 |
36 |
Pedagogias
Contemporâneas 1 |
02 |
36 |
História da Educação
|
03 |
54 |
Introdução à
Filosofia |
03 |
54 |
Estudos
Independentes/Laboratório de Aprendizagem 1 |
04 |
72 |
Metodologia do
Trabalho Científico 1 |
02 |
36 |
Carga
horária |
24 |
432 |
2o. PERÍODO
|
Tecnologias e
Educação |
02 |
36 |
Psicologia da
Educação |
04 |
72 |
Sociologia da
Educação |
04 |
72 |
Língua Portuguesa 2
|
02 |
36 |
Pedagogias
Contemporâneas 2 |
02 |
36 |
Gestão nas
Organizações 1 |
02 |
36 |
Fundamentos
Filosóficos da Educação |
04 |
72 |
Estudos
Independentes/Laboratório de Aprendizagem 2 |
04 |
72 |
Carga
horária |
24 |
432 |
3o. PERÍODO
|
Antropologia
|
02 |
36 |
Informática Aplicada
à Educação 1 |
04 |
72 |
Psicologia nas
Organizações |
04 |
72 |
Metodologia do
Trabalho Científico 2 |
02 |
36 |
Estudos
Independentes/Laboratório de Aprendizagem 3 |
04 |
72 |
Processos de
Aprendizagem e Gestão e Desenvolvimento Humano
|
03 |
54 |
Gestão nas
Organizações 2 |
03 |
54 |
Pedagogia Digital |
02 |
36 |
Carga
horária |
24 |
432 |
4o. PERÍODO
|
Introdução à
Educação à Distância 1 |
04 |
72 |
Mídias -
Comunicação e Educação |
04 |
72 |
Didática dos Meios 1
|
03 |
54 |
Informática Aplicada
à Educação 2 |
04 |
72 |
Estágio Tutelado em
Gestão e Tecnologia Educacional 1 |
06 |
108 |
Estudos
Independentes/Laboratório de Aprendizagem 4 |
04 |
72 |
Gestão de Pessoas |
04 |
72 |
Carga
horária |
29 |
522 |
5o. PERÍODO
|
Introdução à
Educação à Distância 2 |
02 |
36 |
Sociologia das
Organizações |
04 |
72 |
Informática Aplicada
à Educação 3 |
04 |
72 |
Tópicos Especiais 1
|
02 |
36 |
Estágio Tutelado em
Gestão e Tecnologia Educacional 2 |
06 |
108 |
Didática dos meios 2 |
02 |
36 |
Estudos
Independentes/Laboratório de Aprendizagem 5 |
04 |
72 |
Carga
horária |
24 |
43 |
6o. PERÍODO
|
Planejamento em
Tecnologia Educacional |
04 |
72 |
Planejamento em
Gestão do Conhecimento |
04 |
72 |
Ética Profissional
|
02 |
36 |
Tópicos Especiais 2
|
02 |
36 |
Estágio Tutelado em
Gestão e Tecnologia |
08 |
144 |
Trabalho de
Conclusão de Curso |
06 |
108 |
Estudos
Independentes/Laboratório de Aprendizagem 6 |
04 |
72 |
Carga
horária |
30 |
540 |
Carga
horária total |
158 |
2.916 |
I) Formação Básica:
Conhecimentos de Formação Geral de natureza humanística e social
(núcleo comum obrigatório e matérias de escolha), consoante
consigna a Resolução n. 02-CFE de maio de 1969;
II) Formação Específica: Conhecimentos de Formação Profissional
(núcleo de formação profissional básica, núcleo de formação
profissional específica e núcleo de conhecimentos eletivos).
III) Encontros
presenciais mensais, na forma de oficinas de apoio à
aprendizagem e seminários com palestras, conferências, aulas
dialogadas ministradas por professores, tutores e profissionais
convidados;
IV) Utilização de
recursos telemáticos para execução das atividades não
presenciais.
- Guia do aluno: contém
orientações sobre o curso, cronograma, formas de avaliação,
sugestões para melhor aproveitamento nos estudos.
- Roteiros de estudo: volumes, elaborados especialmente para
este curso, contendo conteúdo e orientações de estudos.
- Atividades postadas na ferramenta eletrônica TELEDUC sendo
necessário que o aluno tenha acesso à internet.
Ter concluído o Segundo
Grau e possuir noções básicas de informática voltadas para o
acesso e pesquisas na internet.
Os cursistas terão como
tutor um professor que possua formação relativa ao curso. O
tutor reunirá um grupo de oito alunos em um encontro a cada mês
para orientações, acompanhamento e realização de atividades
avaliativas. Haverá um monitor de laboratório de informática
disponível todos os sábados para orientação na pesquisa e
postagem dos trabalhos
Projetos, discussões
on-line, fórum, seminário virtual, freqüência mínima de 75% nos
encontros presenciais e monografia de final de curso.
Haverá uma ferramenta no
TELEDUC onde o aluno poderá se comunicar com o professor e com o
tutor para esclarecer dúvidas e obter orientações.
Nome |
Área de
conhecimento |
Qualificação Profissional |
Titulação |
Águida Garreth
Ferraz |
Gestão nas
Organizações |
Administração |
Mestre
|
Aldeci Cacique
Calixto |
Didática dos
Meios |
Educação
|
Mestre
|
Ana Carolina
Scalia Rodrigues |
Psicopedagoga |
Pedagogia |
Especialista |
Ana Maria F
Silva Nunes |
Educação |
Pedagogia |
Mestra |
Cláudia Costa
Guerra |
História
|
História
|
Mestra
|
José Edmundo
Heráclito Silva |
Mîdias -
Comunicação e Educação |
Jornalismo |
Mestre |
Eleonora Estela
Toffoli |
Psicologia da
Educação |
Psicologia
|
Doutora
|
Elsa Guimarães
Oliveira |
Educação
|
Pedagogia
|
Mestra
|
Gilca dos Santos
Vilarinho Oliveira |
Educação
|
Ciências da
Computação |
Mestra
|
Helio de O.
Ferrari |
Engenharia
|
Engenharia
Elétrica |
Mestre
|
Iclea Helena
Santos |
Lingüística
|
Língua
Portuguesa |
Mestra
|
Jane de F Silva
Rodrigues |
História
|
História
|
Doutora
|
Lêda Favoretto |
Gestão nas
Organizações |
Administração
|
Mestre
|
Luziano Macedo
Pinto |
Antropologia |
História
|
Mestre
|
Luzmarina de A
Fernandes |
Gestão de
Pessoas |
Administração
|
Mestre
|
Olga Inacio
Moura |
Gestão de
Pessoas |
Psicologia
|
Mestre
|
Paula Zedu
Alliprandini |
Processos de
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano |
Psicologia
|
Doutora
|
Reny Cury
|
Educação à
Distância |
Engenharia
Elétrica e Pedagogia |
Especialista
|
Sertório de A.
E. S Neto |
Filosofia
|
Filosofia
|
Especialista
|
Simone
RodriguesNeves |
Medicina Social
|
Psicologia
|
Mestra
|
Sonia A Silva
Gonçalves |
Ciências e
Valores Humanos |
Pedagogia
|
Mestra
|
7 - Vivência de um Curso On-Line
-
Regras da Língua Portuguesa: complexas, mas necessárias
Alimenta-se,
em vários meios, formais ou informais, a idéia que muitos são
aqueles que escrevem e falam o Português de maneira incorreta.
Tem sido cada vez mais comum deparar-se com anúncios,
pronunciações, trabalhos acadêmicos e outros tipos de
publicações que comentem ignoram as regras da Língua Portuguesa.
Há relatos e opiniões que defendem o fato que o Português do
Brasil é uma das línguas de mais difícil aprendizado, até mesmo
para aqueles que passaram toda sua vida escolar estudando e
praticando na fala as regras do idioma.
Embora a linguagem sofra
influências de épocas, grupos, outras línguas e regiões, ela
possui regras que superam tais influencias, assim como regras de
pontuação, acentuação, gramática, concordância e etc. Tais
regras são complexas e muito assustam o público escolar, pois
sua compreensão carece de prática escrita e falada. A maior
dificuldade em assimilar tais normas se deve à falta de prática
de leitura, escrita e oratória. Pessoas adeptas ao hábito de
ler, escrever e falar com mais freqüência alcançam entendimento
e uso mais correto das regras de Português. O não uso das
regras, principalmente em uma comunicação escrita, pode
ocasionar mal entendido e até mesmo falta de entendimento.
Pode-se concluir que,
apesar de sua complexidade, a boa e correta utilização da Língua
Portuguesa escrita e falada é extremamente necessária para que
haja diálogo e entendimento entre ambas as partes envolvidas em
um canal de comunicação. Em função de tal necessidade aqui vai a
recomendação do Curso On-line de Português oferecido
pela Universidade Estácio de Sá através do endereço:
http://www.estacio.br/site/pol/. São nove módulos que
oferecem conteúdo teórico e questões avaliativas que trabalham:
palavras, expressões e locuções que causam grandes transtornos,
acentuação gráfica, ortografia, classes gramaticais,
concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase
e pontuação.
8 - Desenho de um Curso On-Line
Parte II - Trabalhos com Textos
______________________________________________________________ |
|
1 - Glossário / EaD
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.
Sociedade científica, sem fins
lucrativos, que tem como finalidades: o estudo, a pesquisa, o
desenvolvimento, a promoção e a divulgação da educação a
distância.
Ambiente - Conjunto de todos os fatores que, dentro de
um limite específico, se possa conceber como tendo alguma
influência sobre o funcionamento do sistema considerado.
Aprendizagem - A aquisição e compreensão de informações
que podem levar à melhoria ou mudança.
AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Avaliação - Comparação do planejado com o alcançado.
Para medir o grau e a qualidade de um objetivo. Serve também
para obter subsídios a fim de melhorar sucessiva e
sistematicamente o planejamento e a implementação de projetos,
e com isso o desempenho.
Conhecimento - O processo mediante o qual apreendemos a
complexidade do mundo. Nesse sentido, todo conhecimento é uma
maneira de reduzir a complexidade, criando uma descrição com
sentido do todo ou das partes.
Diretrizes - Normas gerais de caráter permanente, que
orientam a tomada de decisão nos diversos escalões da
organização, determinando prioridades e concentração de esforços
para empreendimentos de maior importância.
Educação - Refere-se à prática educativa e ao processo
ensino-aprendizagem que leva o aluno a aprender a aprender, a
saber pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar
ativamente de seu próprio crescimento. É um processo de
humanização que alcança o pessoal e o estrutural, partindo da
situação concreta em que se dá a ação educativa numa relação
dialógica.
Educação Aberta - Educação aberta é a que proporciona
atividades sem restrições e/ou se dá liberdade ao participante
para definir os conteúdos da sua aprendizagem e o inicio e final
da sua aprendizagem, podendo esta acontecer em educação
presencial ou em educação à distancia. É um processo aberto de
aprendizagem, sem imposições ou regras por parte de quem ensina.
Educação a Distância - Forma de ensino que possibilita
a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos
sistematicamente organizados, apresentados em diferentes
suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e
veiculados pelos diversos meios de comunicação.
Educação mediada por tecnologia - Processo educativo
que se dá tanto na educação presencial como à distância, no
momento em que o professor utiliza qualquer TIC como recurso
didático para mediar o processo de ensino-aprendizagem.
Educação Não-presencial - Processo de educação, no qual
professores e alunos ficam separados fisicamente no espaço e ou
no tempo, mas podendo estar juntos através das tecnologias de
comunicação.
Educação presencial - Professores e alunos se encontram
juntos fisicamente no mesmo espaço e tempo (sala de aula,
laboratório, etc.).
Educação Semi-Presencial - Processo de educação, no
qual professores e alunos têm momentos presenciais e à
distância, para desenvolverem atividades de ensino-aprendizagem.
Educação Online - A comunicação entre aluno e professor
é síncrona, ou seja, as pessoas estão conectadas ao mesmo tempo
e em lugares diferentes.
Educação virtual - Processo pedagógico que utiliza
redes de computadores (Internet e/ou Intranets) de forma
síncrona e/ou assíncrona, visando a veiculação de conteúdos e
interação entre os participantes. Não há contato físico entre
professor e aluno.
Ensino - Abrange a face mais aparente da educação
escolar e está mais relacionado com as interações profº-aluno,
nas suas relações com a aprendizagem, na intencionalidade, nas
situações didáticas que são organizadas, planejadas,
deliberadas, escalonadas em etapas, métodos, procedimentos de
ensino, conforme as características dos produtos do ensino.
Eficácia - É fazer as coisas certas, produzir
alternativas criativas, maximizar a utilização de recursos,
obter resultados.
Eficiência - Conjunto de atributos que evidenciam o
relacionamento entre o nível de desempenho do software e a
quantidade de recursos usados, sob condições estabelecidas. Tem
como subcaracterísticas: comportamento em relação ao tempo e
comportamento em relação aos recursos.
Feedback - Retroalimentação, retorno, devolutiva.
MEC - Ministério da Educação.
Online - É estar conectado à Internet realizando alguma
operação entre computadores que estão conectados à rede para
trocar informações.
Paradigma - Forma padronizada ou modelo orientador da
pesquisa e da organização de seus resultados em um campo
delimitado de conhecimento. É um conjunto de pressupostos que
regem nossa forma de interpretar uma situação e seu contexto e
também de promover ações nesse contexto.
Sitefólio - Coleção de páginas na Internet. Pode ser
organizada por uma pessoa, por um grupo de pessoas ou por uma
instituição e ter os mais variados conteúdos e serviços.
Tecnologia - Conjunto de conhecimentos científicos ou
empíricos ordenados, colocados à disposição de um processo
produtivo de bens e riquezas.
Telestudo - Forma alternativa de acessar a educação,
mas não é estudo pela televisão; é estudo a distância,
utilizando os recursos tecnológicos (rádio, computador) a seu
favor. A educação a distância seria sinônima de teleducação
(processo mais amplo que o estudo e o ensino) e não de telestudo.
Treinar - Favorecer a aquisição de habilidades e
aptidões através da prática orientada. É a fase que se segue à
“educação”.
TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação. São
ferramentas tecnológicas que proporcionam flexibilidade e
acessibilidade à educação e ao desenvolvimento pessoal e
profissional.
Virtual - Ambiente que não é presencial, o que não é
sólido, concreto.
Webfólio - É um portfólio eletrônico. Coleções
organizadas de materiais, trabalhos e recursos pedagógicos. É
uma forma de ensino-aprendizagem virtual, aplicada em diversos
segmentos criando a interatividade entre alunos, tutores e
navegadores. Versão eletrônica do portfólio, uma forma de
organizar trabalhos, seleções de materiais. Recursos para
disponibilizar as produções em páginas na internet
proporcionando uma interatividade.
Webquest - É uma atividade investigativa em que alguma
ou toda informação com que os alunos interagem provem da
internet.
2 - Universidade em Domicílio X
Treinamento não é Educação
-
Cresce o número de
pessoas com mais de 40 anos que se interessam por alguma
proposta educativa;
-
Em função do
crescimento do número de pessoas que têm acesso ao
computador, cerca de 160 mil pessoas fizeram curso a
distância em 2004;
-
Além da contribuição
com a inclusão social através da educação, reforço para a
inclusão digital em todas as faixas etárias;
-
Possibilidade de se
ter acesso à educação sem sair de casa;
-
Alcance do público
que prefere estudar em casa;
-
Possibilidade de
interação virtual com o orientador e colegas do curso;
-
Necessidade de
auto-disciplina, força de vontade, dedicação, organização,
rotina de estudos e compromisso;
-
A escolha do curso
deve ser criteriosa e analítica sempre buscando identificar
os seguintes aspectos: autorização, localização, se são
estrangeiras ou não, ferramentas utilizadas, referências,
interatividade, a presença exigida e comprovação.
-
A "Psicologia do
Desenvolvimento" é uma área que interessa à educação;
-
O assunto "Educação"
é crescente no meio organizacional em função da busca pela
qualificação de pessoal e competitividade com o mercado;
-
O desenvolvimento
humano é trabalhado pelas empresas de maneira estratégica e
focada em resultados;
-
As propostas
educativas dentro das organizações ganham espaço próprio
conhecido como "Universidade Corporativa";
-
A maioria das
empresas fazem desta proposta uma ampliação do departamento
pessoal;
-
O treinamento foca o
desenvolvimento de uma habilidade específica de importância
organizacional;
-
A educação trabalha o
pensamento crítico e a capacidade de aprendizado do
indivíduo para prepará-lo para a vida;
-
O treinamento
capacita o profissional, a educação desenvolve a pessoa;
-
A empresa não tem a
responsabilidade de desenvolver, mas sim de fornecer os
meios para que as pessoas se desenvolvam;
-
A responsabilidade do
desenvolvimento humano na idade adulta é, acima de tudo do
próprio indivíduo;
-
O sucesso ou o
fracasso de um investimento em educação corporativa reside
na percepção da aplicação adequada dos procedimentos
educacionais.
3
- Antecedentes da EaD
Histórico
-
1840 - Surgimento da EaD através de um curso de taquigrafia
por correspondência aplicado pelo professor Pitman;
-
Séc XIX - Sua utilização se alastrou pelos EUA, Canadá,
Austrália e Europa;
-
1920 - A prática é ampliada pela União Soviética;
-
1986 - Métodos e abordagens inovados na Tailândia;
-
1904 - Inicia-se a utilização da EaD no Brasil;
-
1940 - A prática da EaD recebe destaque no Brasil com o
Instituto Rádio Motor e o Instituto Universal Brasileiro.
Conceituação
Entende-se como Educação
a Distância o processo de ensino-aprendizagem que se difere do
utilizado tradicionalmente em sala de aula. Utiliza-se uma
prática de ensino não presencial que desfruta de material
impresso, recursos audiovisuais, telefonia e telemática. Seu
objetivo é proporcionar um estudo flexível, autônomo e
democrático que atinja o público que frequente, ou não, uma sala
de aula.
Características
Dentre várias outras, as
seguintes características podem ser atribuídas à EaD:
>> democratização do
ensino;
>> aprendizagem independente;
>> ampla comunicação entre aprendiz e educando;
>> diversidade de conhecimento;
>> possibilidade de intervenção;
>> opção àquelas pessoas que preferem estudar em casa, etc.
4 - Legislação da EaD
=> Já sabia...
-
O significado de LDBEN
= Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional.
-
O ensino fundamental
será presencial, sendo o ensino a distância utilizado
como complementação da aprendizagem ou em situações
emergenciais.
-
O ensino médio
tem como finalidade: a preparação básica para o trabalho
e a cidadania do educando, tornando-o capaz de se
adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação
ou aperfeiçoamento posteriores.
-
Educação Profissional
- Art. 40 e Art. 41: certificação de estudos.
-
Educação superior,
é obrigatória a freqüência de alunos e
professores, salvo nos programas de educação a
distância, reconhecendo com naturalidade, a educação a
distância na graduação.
-
EaD
caracteriza-se como modalidade educacional; mediação
didático-pedagógica ocorre com a utilização de meios e
tecnologias de informação e comunicação; estudantes e
professores em lugares ou tempos diversos.
-
Compete MEC / SEED
organizar e integrar (federal, estadual e municipal);
padronizar normas e procedimentos; credenciamento;
renovação de autorização de instituições para oferta de
EaD.
-
Capacitação em Serviço
- Art. 61 e Art. 67: aperfeiçoamento profissional
continuado e profissionais da educação.
=> Ainda não
sabia...
-
Ensino Fundamental
- Art. 32, § 4º : O ensino fundamental será presencial,
sendo o ensino a distância utilizado como complementação
da aprendizagem ou em situações emergenciais;
-
Educação Especial
- Art. 59: métodos, técnicas e tecnologias aplicados ao
ensino a distância são recursos poderosos, tanto em
programas de aceleração de estudos para alunos
superdotados como para portadores de necessidades
especiais, uma vez que o ritmo e a especificidade de
cada um podem ser atendidos de forma personalizada;
-
Art. 36, inciso II
- currículo: adotará metodologias de ensino e de
avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;
=> Desejo saber
mais...
-
Educação a Distância
- Art. 80: “O Poder Público incentivará o
desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a
distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e
de educação continuada.”
1º: A educação a distância, organizada com abertura e
regime especiais, será oferecida por instituições
especificamente credenciadas pela União;
-
Educação Especial
- Art. 59: métodos, técnicas e tecnologias aplicados ao
ensino a distância são recursos poderosos, tanto em
programas de aceleração de estudos para alunos
superdotados como para portadores de necessidades
especiais, uma vez que o ritmo e a especificidade de
cada um podem ser atendidos de forma personalizada.
5 - Linguagem em EaD
Parte III - Pesquisas Complementares
______________________________________________________________ |
|
1 - Portais EaD
O conceito
de ensino-aprendizagem tem evoluído buscando possibilitar mais
benefícios e igualitário acesso à educação no Brasil e no mundo.
Uma prova desse fato é a utilização do EaD como ferramenta
facilitadora que contribui com tal progresso.
O site
http://www.universia.com.br/ é uma página que contém
informações importantes do meio acadêmico. Tais informações vão
desde benefícios a comentários, notícias e acontecimentos do
campo universitário. Faz-se uso da EaD para a aplicação de
cursos, provas interativas, salas virtuais, orientações de
estudo e carreira, e informações referentes a benefícios
voltados para o público universitário como bolsas e
oportunidades de emprego.
O endereço
http://portal.mec.gov.br/seed/ é do Ministério da Educação
que dispõe de informações voltadas à educação a distância e aos
métodos didático-pedagógicos das escolas públicas. Aponta como
missão a seguinte: "Atuar como agente de inovação dos processos
de ensino-aprendizagem, fomentando a incorporação das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e da educação a
distância aos métodos didático-pedagógicos das escolas
públicas". Seus objetivos podem ser resumidos na busca da
melhoría da qualidade da educação pública através do
desenvolvimento e adaptação das TICs. O site dispõe das
legislações e convênios que envolvem a EaD na educação pública,
além de apontar todas as novidades e benefícios disponibilizados
pela Secretaria.
O endereço
http://www2.abed.org.br/ é do site da Associação Brasileira
de Educação a Distância - ABED. É uma sociedade científica que
busca divulgar, estudar e promover projetos voltados à educação
a distância. Dispõe de uma biblioteca virtual voltada para o
contexto de Ead. Mantém um catálogo com todos os cursos
oferecidos pelas instituições de ensino do Brasil para que os
interessados obtenham informações dos mesmos pelo site, além de
destacar todas as notícias e eventos voltados para a EaD.
Todos os
sites citados possuem basicamente o mesmo objetivo de trabalhar
com o meio educacional. Ressaltam a importância e os benefícios
do acesso às TIC's nas escolas públicas e particulares. Da
educação infantil à superior e profissionalizante. Demonstram
que a utilização da EaD tem crescido significativamente e
apontam benefícios para o processo de ensino-aprendizagem em
todos os espaços.
2 - Periódicos Online
Desejo aqui indicar um artigo do Professor da Universidade
Bandeirante e das Faculdades Sumaré-SP, José Manuel Moran,
publicado no livro organizado por SILVA, Marco. Educação
on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa.
São Paulo: Loyola, 2003. p. 39-50. Escolhi este texto em função
de ressaltar aspectos importantes da prática pedagógica na
educação a distância.
O artigo reforça a definição de aprendizagem on-line como a
junção de ações de ensino aprendizagem mediadas por recursos
telemáticos (internet, videoconferência, teleconferência, etc.),
demonstra a variedade de papéis que o educador desempenha na
modalidade de ensino a distancia assim como as novas questões
pedagógicas que surgem no contexto educacional com o avanço das
tecnologias. Aponta as dificuldades de motivação e aceitação
enfrentadas, além de ressaltar gama de cursos que podem ser
trabalhados. E, não menos importante, discute a questão da
proposta pedagógica que deve permear tal modalidade de ensino. O
nome do artigo é
“Contribuições para uma Pedagogia da
Educação On-Line”
e pode ser encontrado no site
www.eca.usp.br.
Clicando nos links acima você poderá conhecer melhor o site e
ter mais detalhes do artigo em questão e vários outros que
discutem assuntos acerca da temática em questão.
3 - Artigo
Durante a pesquisa
bibliográfica para construção do curso on-line várias obras
interessantes foram encontradas, tanto impressas quanto
digitais. No link abaixo é possível acessar a um artigo que
destaca vários aspectos importantes acerca da gestão de cursos a
distância. O texto é recomendado porque, além de tratar da
gestão, também levanta outras informações relevantes sobre
propostas de formação a distância.
KENSKI, Vani Moreira.
Gestão e uso das mídias em projetos de educação a
distância. Maio de 2005, USP / SITE Educacional.
Disponível em:
<www.pucsp.br/ecurriculum/docs/pdf/vanikenskiartigo.pdf>. Acesso
em: 19 nov. 2006.
Parte IV - Sínteses e Avaliações
______________________________________________________________ |
|
1 - Síntese
Este trabalho resultou
valioso conhecimento referente à modalidade de Educação a
Distância. Foram necessárias pesquisas em sites, textos, troca
de informações com colegas e professores. Um processo que
possibilitou aprendizagem contínua e recíproca. O tema
"Avaliação", por exemplo, me permitiu analisar melhor de maneira
crítica os processos avaliativos utilizados por profissionais da
educação. Compreendi que avaliar deve ser sinônimo de troca e
crescimento mútuo na busca de contribuir com a aprendizagem e
não de ser confundida com método punitivo ou julgativo.
No início, o tema
apontava muitas interrogações em relação à sua proposta e
benefícios para com o público a que se destina, mas a
necessidade de pesquisar para construir o trabalho, possibilitou
a quebra de vários paradigmas e até mesmo preconceitos em
relação à EaD. As pesquisas proporcionaram acesso e conhecimento
de autores, sites, cursos, legislações e fatos históricos muito
interessantes sobre Educação a Distância, além de permitir o
conhecimento de como deve e como não deve ser um curso de EaD.
Muitos termos utilizados
no ambiente virtual e no contexto da EaD foram esclarecido
durante as pesquisas e construção do trabalho, permitindo
identificar que em determinados contextos pode haver confusão do
que é realmente Educação. Posso concluir que foi um trabalho de
conteúdo extremamente rico para mim enquanto pessoa e futura
gestora da educação. Sempre que necessário e possível, farei uso
de tudo o que foi aprendido para aprender mais e contribuir com
o meio em que estiver atuando.
2 - Auto avaliação
Realizar este trabalho me
permitiu ampliar conhecimentos a respeito da EaD. Confesso que
foi trabalhoso, intenso, mas acima de tudo, muito construtivo.
Foi uma trajetória cercada de muita troca de opiniões entre
colegas e professor e, além de tudo, um processo que agregou
novos conhecimentos tanto operacionais quanto teórico. A afeição pelo tema, a
dinâmica da disciplina e a vontade de realizar um bom trabalho,
foram os "ingredientes" que possibilitaram enfrentar as
dificuldades do trabalho com determinação e satisfação. Parte do primeiro
objetivo foi alcançado que foi a possibilidade de ampliar o
conhecimento em relação ao tema. O segundo objetivo é poder
contribuir com a aprendizagem das outras pessoas que possam ter
acesso ao meu Webfólio, espero poder ter colaborado de alguma
forma.
3 - Avaliação do(a) colega
O trabalho foi
apresentado de forma clara, objetiva e de fácil entendimento. A
colega soube expor muito bem os conteúdos com base nas
orientações, troca de informações entre aluno e professor e nos
textos disponibilizados. O design, as imagens, o plano de fundo,
a fonte utilizados foram muito bem colocadas de forma que não
causou cansaço visual.
Avaliação
realizada por Rosália Muniz Franco Vieira, sobre meu Webfólio.
Em minha opinião o
trabalho da colega Rosália Muniz Franco Vieira
demonstrou grande empenho e dedicação. O design e o conteúdo
teórico foram bem trabalhados passando uma mensagem objetiva e
de fácil entendimento. Ela está de parabéns!!!
4 - Avaliação final
Como já foi falado
anteriormente, este trabalho resultou valioso conhecimento
referente à modalidade de Educação a Distância. Foram
necessárias pesquisas em sites, textos, troca de informações com
colegas e professores. Um processo que possibilitou aprendizagem
contínua e recíproca.
Do semestre anterior para
cá muitos foram os progressos alcançados. Cresceu o empenho e
interesse pela disciplina, assim como o conhecimento teórico e
prático em relação à Educação a Distância. A oportunidade de
vivenciar e planejar um curso on-line possibilitou desenvolver
habilidades importantes para o nossa profissão enquanto gestoras
da educação. Os prazos para elaboração e cumprimento das
atividades foram bons, o que muitas vezes atrapalhou foram os
imprevistos ocasionados pelas tarefas a serem cumpridas fora da
instituição.
As disciplinas envolvidas
na construção do curso on-line bem como as professoras que
orientaram o mesmo utilizaram conteúdos e recursos extremamente
valiosos para o cumprimento da atividade. Deste trabalho se pode
tirar uma conclusão e um exemplo para futuros processos de
aprendizagem: a prática aliada à teoria permite ao aprendiz
desempenhar o papel de público e criador do conhecimento.
Analisando toda minha
trajetória no decorrer deste semestre, me avalio com nota oito,
pois me empenhei ao máximo para apresentar qualidade e
pontualidade em todas as tarefas e, acima de tudo, as realizei
com grande prazer...