Webgestão: sites educativos

 
 
 

Apresentação

Esta foi uma atividade proposta pela professora da Disciplina Informática Aplicada à Educação II do Curso de Pedagogia - Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional da UNIMINAS. Consiste em criar, reproduzir e recontar um conto ou uma história e criar atividades interativas por meio de jogos ou atividades online.

  • O que é uma Webgestão

A WebGestão Educacional é um recurso de aprendizagem que objetiva simular um software educativo, porém de forma que o usuário possa desenvolvê-la sem muito conhecimentos tecnológicos. A alternativa didática da WebGestão inside em trabalhar com um tema de onde se possa extrair uma mensagem educacional positiva como um mito ou metáfora instituindo um método de aprendizagem atrativo e dinâmico através do ambiente virtual.

  • Justificativa

Em função da grande busca pela educação e inclusão social, o contexto atual exige a cada dia diferentes abordagens e métodos educacionais, visto que novas linguagens e práticas são criadas e utilizadas diante dos diferentes espaços e necessidades sociais.

Desta forma, com a utilização de recursos tecnológicos, em vários espaços de ensino-aprendizagem, torna-se necessária a criação e adaptação de novas alternativas didáticas que oportunizem formas eficazes e atrativas de se trabalhar o conhecimento. Com isso a prática educativa paralela à utilização de recursos tecnológicos é um fato que carece grande atenção e investimento.

A WebGestão educacional, parte da premissa que as atividades pedagógicas com uso da tecnologia podem oportunizar uma aprendizagem significativa, se elaboradas e/ou ministradas por profissionais que atuam diretamente ligados ao processo educacional. Neste recurso cabe ao educador desempenhar o papel de autor das próprias produções de alternativas didáticas com tecnologia.

A ampliação do uso da WebGestão Educacional busca intensificar e aprimorar o uso das TICs em AVA, notadamente pelos profissionais mais interessados no processo pedagógico, criando e apresentando meios tecnológicos que possam contribuir com a didática dos profissionais da educação.

  • Considerações

Desenvolver este trabalho nos agregou valiosa experiência na utilização de recursos tecnológicos para montar um trabalho educativo. Em cada etapa do trabalho o interesse foi cada vez maior, assim como a preocupação em alcançar um trabalho de qualidade e com uma proposta positiva. Como acadêmicas que já vivenciamos conteúdos e práticas educacionais, tivemos poucas dificuldade na elaboração, dificuldades as quais foram amenizadas com a orientação da professora responsável pela disciplina. A facilidade em realizar o trabalho foi conseqüência do enorme interesse e dedicação sempre presentes.

Foi possível avaliar a utilização e criação de diferentes alternativas didáticas com o uso da tecnologia como de grande necessidade e pertinência para o contexto social em que vivemos, pois estamos cercados por uma realidade que carece de profissionais que contribuam com a inclusão social e digital, e este trabalho possibilita atender a tais necessidades.

Podemos concluir que o amor pelo que se faz e para quem se faz é o segredo do sucesso de qualquer trabalho, e foi este o ingrediente que nos moveu a elaborar este trabalho. Sabe-se que a perfeição é algo inalcançável, portanto este não foi o objetivo aqui buscado. O mínimo que esperamos é que com esta atividade tenhamos conseguido contribuir positivamente com a construção de futuros excelentes gestores da educação que é o que o nosso país está precisando!!!!!

 


Ketiuce F. Silva - Pedagoga "metida" a Webdesigner
ketiuce@yahoo.com.br - Uberlândia (MG)
tecnologiaeducacionalemfoco.blogspot.com