A promoção do uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação tem se tornado, mais que uma necessidade, uma exigência atribuída à formação de educadores que querem se manter qualificados diante das novas tendências educacionais. Fazer a diferença e atuar de maneira efetiva são aspectos diretamente ligados às práticas pedagógicas contextualizadas e apoiadas por recursos envolvente, dinâmicos e atrativos.
Vale ressaltar que a presença das tecnologias digitais não proporciona apenas mais um recurso a ser utilizado em práticas tradicionais, pelo contrário, essas tecnologias fazem aflorar novas formas de aprender e de ensinar. O computador e a internet de nada somarão se não houver intervenção pedagógica que direcione o seu uso e explore o seu potencial educativo.
Sendo assim, é preciso reconhecer que a educação tem rompido as barreiras de espaço e tempo. Com isso, os profissionais desse contexto precisam estar preparados aliando conhecimentos epistemológicos e fluência tecnológica a uma mediação pedagógica significativa. Partindo dessa análise, você, enquanto sujeito de influência na formação humana terá que desenvolver um trabalho que contemple a utilização das TICs.
Créditos das imagens: dgl.microsoft.com
|