WebQuest: apoio ao processo de ensino-aprendizagem

 
 
 

A intensa presença das TICs nos mais diferentes contextos é uma realidade característica da chamada “Sociedade do Conhecimento”. Assim como o computador, softwares de diferentes finalidades e outros fatores, a internet também se coloca como um aspecto que exerce forte influência nessa nova conjuntura.

Em função de sua indiscutível potencialidade, as chamadas Tecnologias de informação e Comunicação são cada vez mais utilizadas. Sendo assim, torna-se necessário que profissionais da educação associem seus conhecimentos didático-pedagógicos ao uso desse recurso a fim de fazer com que esse potencial seja favorável e efetivo no que diz respeito à formação do indivíduo para a vida.

No que se refere, especificamente, à internet uma das maneiras de realizar esse trabalho é a WebQuest (WQ), metodologia que tem se mostrado muito utilizada e apresentado bons resultados. Conhecer e explorar essa metodologia é fator positivo para a atuação docente.

Sendo assim, você, enquanto profissional da educação que atua em um espaço onde é cada vez mais intenso o interesse do aprendiz pelas novidades apresentadas pelo ciberespaço, terá que desenvolver uma WQ propondo um trabalho para seus alunos.

Créditos das imagens: dgl.microsoft.com

 


Ketiuce F. Silva - Pedagoga "metida" a Webdesigner
ketiuce@yahoo.com.br - Uberlândia (MG)
tecnologiaeducacionalemfoco.blogspot.com