Página inicial  |  Contato  |  Discência  |  Docência  | Links úteis  |
 

Trabalhos recentes

 

| Produções científicas

Capítulo intitulado "Paulo Freire em traduções audiovisuais: sobre como e por que se apropriar da cultura digital", publicado no livro Educação & pandemia: entre crises e (trans)formações, organizado por Prata-Linhares e Corrêa (p. 231-243, 2023).

Artigo intitulado "Metodologias ativas e tecnologias digitais na formação docente: andanças de uma pesquisa-formação na pandemia", publicado na Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, p. 356–375, set./dez. 2023, ISSN 2594-9004.

Artigo intitulado "Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: arte e tecnologias digitais na parceria entre ensino e extensão", publicado na Revista Triângulo, v. 16, n. 2, p. 125–137, maio/ago. 2023, ISSN 2175-1609.

Artigo intitulado "Tecnologias digitais de informação e comunicação e educação a distância na formação docente: qual inovação?", publicado na revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 1, p. 137-150, jan./abr. 2020, ISSN 2238-8346.

Artigo intitulado "Mídia-educação na formação inicial de professores: relatos de uma experiência", apresentado na quinta edição do CIET:EnPED (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) - UFSCar, realizado de 17 a 23/08/2020.

 

| Cursos ministrados

Curso de extensão, destinados a professores da rede municipal de Poços de Caldas (MG), realizado de 08 a 10/20021, em parceria com o Centro de Referência do Professor Monsenhor Trajano Barroco (CERPRO), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Segunda edição do Curso de Extensão Paulo Freire em Traduções audiovisuais, realizado no segundo semestre de 2021, voltado aos participantes do grupo de pesquisa "Formação de professores, cultura digital e aprendizagem" da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

   

| Publicações no canal

Neste vídeo eu indico, como muito gosto, a leitura da obra "Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos", organizada por Lynn Alves e publicada em 2023. O livro está disponível para download, gratuitamente, no repositório da Universidade Federal da Bahia. Uma obra de tamanha relevância político-pedagógica em tempos de busca por apropriações críticas e criativas da inteligência artificial. Saudações a todas as pessoas envolvidas neste trabalho tão bacana. Com esse vídeo manifesto a minha gratidão e somo esforços para nos fortalecermos frente a esses novos tempos...

Neste vídeo eu faço uma breve apresentação sobre o que são mapas conceituais enquanto metodologias ativas de ensino-aprendizagem e ainda sugiro o Google Apresentações como recurso para produzi-los. O tema é abordado enquanto forma e conteúdo.

Indicação do texto "A metodologia enquanto ato político da prática pedagógica", de Vasconcelos (2014). Para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem como um saber fazer comprometido com a leitura e atuação crítica no mundo.

Produção realizada a partir do livro infanto-juvenil "Princesas em greve", de Thais Linhares (2018), com o propósito de apresentar possibilidades de uso crítico e criativo das linguagens digitais.

Apresentação de alguns destaques da minha tese de doutorado, apresentada em julho de 2022, pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, da Unesp de Araraquara, sob o título "Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia".

Destaques sobre a vida e obra de Paulo Freire e sobre a sua importância para a educação.

Indicação do texto "O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores", de Costa (2013).

Produção destinada à atividade final do curso de extensão "Educação midiática: vídeo, ensino e aprendizagem", da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), segundo semestre de 2021.

Animação criada para o curso de extensão "Paulo Freire em traduções audiovisuais", coordenado pela Profa. Ketiuce Ferreira Silva, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em parceria com o grupo de pesquisa "Formação de professores, cultura digital e aprendizagem", coordenado pela Profa. Martha Maria Prata-Linhares. Tradução referente ao terceiro capítulo do livro "Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa", de Freire (1996).

Recomendação do texto "Da autonomia à tecnologia: Paulo Freire como base epistemológica à pesquisa sobre educação e tecnologias", de Veloso (2020).

Webinários SEaD Pré-CIET:EnPED 2020 - Tecnologias digitais na formação de professores: necessidades evidenciadas em tempos de pandemia (16/07/2020).

 

Última atualização em 01/2024


Ketiuce Ferreira Silva - Pedagoga "metida" a Webdesigner
ketiuce@yahoo.com.br - Uberlândia (MG)